Em PE 20 mil pessoas regularizaram situação eleitoral no último dia do prazo

Cerca de 20 mil pessoas regularizaram a situação eleitoral no último dia do prazo em Pernambuco. Ao todo, 122 cartórios, 29 postos e 10 centrais eleitorais de Pernambuco realizaram o atendimento dos retardatários. São eleitores que foram tirar o primeiro título ou que estavam com pendências junto à Justiça Eleitoral e outras solicitações.

“Cheguei às 4h somente para fazer a biometria. Saí de Belo Jardim para cá. Eu que voto na UFPE, não fiz antes a regularização porque estou sempre ocupada, trabalhando e só saio daqui hoje com minha ficha na mão”, justificou a autônoma Adriana Patricia.

Durante todo o dia, servidores do TRE-PE em todo o Estado priorizaram o atendimento a mulheres com bebês de colo, pessoas com deficiência e idosos. Também orientaram os eleitores sobre como proceder se, por acaso, não conseguissem se regularizar em tempo hábil. Para efeito de justificativa de falta no trabalho, o TRE fornece ao eleitor uma declaração de que ele esteve presente naquele dia e horário para quitar sua situação com a Justiça Eleitoral.

PUBLICIDADE

De posse do cadastro eleitoral, o TRE saberá a exata quantidade de eleitores em Pernambuco por zona eleitoral e começará a produzir toda a documentação necessária para realizar a eleição. Hoje o Estado tem aproximadamente 6,6 milhões de eleitores. No Recife, são cerca de 1,2 milhão.

A consolidação dos números ainda será feita, mas já há como dizer a quantidade de atendimento nesta quarta em outros municípios além do Recife. Em Olinda, por exemplo, entre agendamentos e fichas, foram cerca de 600 atendimentos. Em Orobó, no Agreste do Estado, foram aproximadamente 200 eleitores. Nazaré da Mara totalizou 182 atendimentos. Gameleira, 92. Em Flores, foram cerca de 150. Betânia, 66.