Guarda Municipal de Tabira recebe armamento não letal e é a 4ª no estado a usar esse tipo de equipamento

Localizada a 100 km de Serra Talhada, no médio Pajeú, o município de Tabira é um grande exemplo de organização. Pelo menos quando o assunto é a Guarda Municipal, que acabou de receber da secretaria de administração do município, armamento de baixa letalidade. Este equipamento é usado no estado apenas na capital Recife, no Cabo de Santo Agostinho e em Petrolina .

Enquanto muitos municípios no estado sequer têm guarda municipal, ou quando tem, não oferecem a mínima estrutura, Tabira tem a 4ª melhor e mais equipada Guarda Municipal do estado, com sede própria, viaturas em boas condições, fardamento especial e agora com equipamentos de ponta para atuação no município. Inclusive contribuindo ostensivamente com a atuação da polícia militar na cidade.

O secretário de administração, Flávio Marques, revelou que a luta para a liberação vem desde 2015, e que o recurso já estava nos cofres municipais.

“Nós iniciamos em 2015 ainda essa luta junto ao Departamento de Produtos Controlados do Exército. Nós protocolamos na oportunidade, em outubro de 2015, essa solicitação para que o exército, a 7ª Região Militar pudesse enviar ao Departamento Nacional de Produtos Controlados e concedesse autorização ao município de Tabira, especialmente a Guarda Municipal. Assim fizemos naquela oportunidade e no final de 2017 recebemos a autorização do exército para a aquisição desse material. Como já tinha sido enviado o projeto ao ministério da justiça, a gente aguardava essa liberação, já tinha o recurso em conta e com a liberação foi possível a aquisição do armamento de baixa letalidade”, disse o secretário.

De acordo ainda com Marques, enquanto aguardava a autorização o efetivo da Guarda de Tabira se preparou, buscando treinamento para o uso dos equipamentos. “Uma turma foi encaminhada para Petrolina e outra para Recife para treinarem e receberem instruções. Ao todo foram três cursos”.

O armamento de baixa letalidade que está sendo utilizado mundialmente, consiste em uma arma que dispara dardos que fazem uma imobilização em questão de segundos.